O personagem Carcaju, criado pela Marvel Comics em 1974, apareceu pela primeira vez na edição 180 da revista “O Incrível Hulk”, desenhada por Len Wein, John Romita, Roy Thomas e Herb Trimpe. Inspirado no animal carcaju, o editor-chefe da Marvel, Roy Thomas, desenvolveu o conceito do mutante.
O carcaju, também conhecido como glutão, urso-gambá e Wolverine, é encontrado nas regiões frias do norte da América do Norte e da Eurásia, incluindo o Canadá, país natal do personagem da Marvel. Apesar das diferenças físicas em relação ao Wolverine dos quadrinhos, como o esqueleto de adamantium e cabelo azulado, os carcajus são conhecidos por sua agressividade e força.
Os mamíferos são valentes, lutando com lobos e pequenos ursos por comida e território. Apesar de classificados como uma espécie de menor preocupação pela União Internacional para a Conservação da Natureza, os carcajus são escassos devido aos esforços de caça e captura.
O carcaju é um mamífero da família das doninhas, com tamanho semelhante ao de um gato selvagem. Possuem pelagem marrom-escura com uma faixa marrom-clara, sendo bons nadadores e capazes de liberar um cheiro forte em situações de perigo. Apesar de possuir garras, elas não são de adamantium como no Wolverine dos X-Men.
O glutão é carnívoro, se alimentando de carcaças de animais e podendo atacar presas maiores quando feridas. A espécie está ameaçada de extinção devido a ações humanas e mudanças climáticas que reduzem o frio e a neve em seu habitat natural. Nos Estados Unidos e no Canadá, o Wolverine foi colocado na lista de espécies em risco em anos recentes.