Localizados entre edifícios residenciais no sul de Israel, dois túmulos da época do Império Romano, decorados com pinturas ornamentadas e coloridas, são abertos ao público após os arqueólogos conseguirem preservar as antigas obras de arte.Em breve, os visitantes poderão explorar as tumbas subterrânease apreciar pela primeira vez representações de personagens mitológicos gregos, plantas e animais.
As tumbas têm pelo menos 1.700 anos, de acordo com a Autoridade de Antiguidades de Israel. Uma foi descoberta no local da cidade de Ashkelon, ao longo da costa do Mediterrâneo, há quase um século, cheia de areia. Os arqueólogos escavaram para revelar um salão com quatro nichos adjacentes. A figura de Deméter, deusa da agricultura, cobre parte do teto ao lado de imagens de ninfas segurando jarras e crianças colhendo uvas.
A segunda tumba, ainda mais antiga, foi encontrada em um local próximo. Sua decoração inclui figuras humanas, pássaros e outras imagens do mundo vegetal e animal.
Pinturas murais dessa magnitude são extremamente raras devido ao clima úmido da região, mas a estrutura relativamente fechada as protegeu, afirmou a autoridade de antiguidades.
Os túmulos foram limpos, os pigmentos nas pinturas foram realçados e as estruturas foram estabilizadas para permitir a visita dos turistas, informou.O local será oficialmente anunciado durante o feriado judaico de Sucot, em outubro.
Imagem química revela os segredos ocultos em pinturas egípcias