O Sicoob e o Sebrae estabeleceram uma parceria inédita para valorizar produtos locais e regionais, destacando o trabalho dos empreendedores em todo o Brasil. A ideia é promover as Indicações Geográficas (IG), um mecanismo que regulariza e protege produtos cuja origem geográfica lhes confere características e qualidades únicas. O objetivo é auxiliar os produtores à frente desses negócios, que movimentam a economia local e ajudam a preservação das tradições culturais. As IGs de café e vinho serão as primeiras a se beneficiarem por meio da parceria.
A parceria ampliará as ações conjuntas com o Sicoob para o desenvolvimento regional, conforme destaca Bruno Quick, diretor-técnico do Sebrae. Ele ressalta a capilaridade do Sebrae como um ativo que contribuirá na execução da nova parceria.
Hulda Giesbrecht, coordenadora de Negócios Portadores de Futuro do Sebrae, enfatiza que a aliança com o Sicoob tem o potencial de transformar os territórios, ampliando a inserção de produtores na IG e gerando renda. Miguel Oliveira, presidente do Conselho de Administração do Sicoob, destaca que a iniciativa busca promover a prosperidade local e estimular o crescimento de empregos e geração de renda em pequenas propriedades.
Ênio Meinen, diretor de Coordenação Sistêmica, Sustentabilidade e Relações Institucionais do Sicoob, destaca que a parceria com o Sebrae, para transferência as Indicações Geográficas, representa um marco importante para promover a valorização dos produtos regionais e fortalecer a identidade local.
Na fase inicial da parceria, os empreendedores dos setores de café e vinho serão os primeiros beneficiados. Mais de 470 municípios brasileiros e mais de 95 mil produtores terão a oportunidade de serem impactados positivamente pela iniciativa.
Selo de qualidade
O registro de uma Indicação Geográfica (IG) é um certificado que garante a origem geográfica de um produto ou serviço, atestando suas características únicas e especiais, diretamente ligadas ao local de sua produção. Ao vincular um produto a um território determinado, o IG confere a ele uma confiança e um valor agregado, diferenciando-o dos demais no mercado e protegendo sua identidade.