O seminário sobre Economia “Sem Restrição” / Inclusão foi debatido durante o segundo dia da Semana do Economista, ocorrido na sexta-feira (23) no auditório do Sebrae, em Salvador. Participaram do debate o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (SETRE-BA), Davidson Magalhães; o secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE), Ângelo Almeida; e a coordenadora do Comitê de Sustentabilidade do Sebrae Bahia, Márcia Suêde.
O evento contou ainda com a participação do coordenador do Núcleo de Pós-Graduação em Administração da UFBA, Genauto França Filho, e da mediadora Helga Dulce, professora de Economia da UESC e conselheira do Conselho Regional de Economia da Bahia (Corecon-BA).
No painel apresentado por Ângelo Almeida, foram destacadas algumas políticas públicas de estímulo à Economia Circular no estado da Bahia, como a assinatura do Decreto 12.082/24 e o Programa Nova Indústria Brasil. Davidson Magalhães abordou as políticas de estímulo à Economia Solidária, ressaltando a importância da qualificação profissional e da intermediação de mão de obra.
Márcia Suêde falou sobre a atuação do Sebrae Bahia nas práticas de ESG e inclusão socioprodutiva de pequenos negócios. Genauto França Filho destacou a importância da transição socioambiental diante dos desafios da insustentabilidade ambiental e social.