Através do artesanato, os artesãos de São Gabriel da Cachoeira, situada a 852 km de Manaus, alcançam independência financeira e preservam tradições culturais. Com o objetivo de apoiar a geração de renda das famílias que trabalham nesse setor, empresárias de Manaus visitaram empreendimentos de artesãos indígenas nos dias 30 e 31 de julho, participando da Rodada de Negócios. Essa iniciativa busca estabelecer uma relação direta entre comerciantes e artesãos. A ação faz parte do Festival Sebrae de Negócios, que teve início em 22 de julho e segue até 03 de agosto.
No dia 30 de julho, as empresárias visitaram cerca de 10 tendas montadas na praça de alimentação Cultural Piaewë & Moyena Yoma, localizada na avenida Castelo Branco. Com apoio dos consultores do Sebrae-AM, os artesãos receberam auxílio na precificação e na negociação com as empresárias. Previamente, todos foram capacitados em cursos de marketing, fotografia, Canva, atendimento ao cliente, gestão de vendas, finanças, formação de preço e venda.
No dia seguinte, 31 de julho, ocorreu uma Rodada de Negócios na Associação dos Artesãos Indígenas (ASSAI), onde são produzidas peças de design ancestral da Amazônia, acessórios e decoração em fio de tucum. A ASSAI foi estabelecida em 1999 por um grupo de 27 artesãos e está localizada na avenida Alberto Barbosa, 146.
Segundo a coordenadora da associação, Maria de Jesus da Silva, que pertence à etnia dessana, a iniciativa é fundamental para qualificação dos artesãos, visibilidade das peças produzidas e comercialização dos produtos.
“A parceria do Sebrae foi essencial para a ASSAI, pois nos ofereceu vários cursos antes da Rodada de Negócios, nos preparando para vender nossos produtos. Aprendemos sobre marketing, fotografia, uso do Canva, que foi uma experiencia de aprendizado muito positiva. Também nos trouxeram novas ideias, que sabíamos mas não colocamos em prática. O Sebrae nos apoiou e nos ensinou através dos professores. Agora, estamos realizando as vendas na Rodada de Negócios com os empresários que vieram de Manaus. É uma parceria valiosa para a ASSAI e para nós, artesãos e agricultores da associação. É uma oportunidade única”, explicou a coordenadora.
A Rodada de Negócios também ocorreu na ‘Casa da Arte’, da artesã Janete Tariano, uma pequena loja de artesanato onde ela produz, vende e negocia peças feitas por ela e outros empreendedores indígenas.
O gerente do Atendimento Territorial do Rio Negro do Sebrae-AM, Frank Rodrigues, destaca que a iniciativa visa criar oportunidades de mercado para os artesãos indígenas, fortalecer a economia local e preservar a cultura. Estima-se que a Rodada de Negócios arrecade mais de R$ 20 mil para os artesãos.
“A realização da Rodada de Negócios em São Gabriel da Cachoeira é de extrema importância para o desenvolvimento econômico local e a valorização da cultura indígena. Ao trazer empresários de Manaus para conhecer e negociar diretamente com os artesãos locais, estamos fortalecendo a economia da região e promovendo a inclusão dos talentos no mercado. Este evento não só abre portas para novos negócios, como também contribui para a preservação das tradições e conhecimentos ancestrais, expressos em cada peça artesanal”, ressalta o gestor.
A Rodada de Negócios faz parte da programação do Festival Sebrae de Negócios, que inclui capacitações entre 22 e 26 de julho, consultorias entre 30 de julho e 1º de agosto, além de feira orgânica, palestras, workshops e atrações culturais nos dias 2, 3 e 4 de agosto.