No dia 6 de agosto, ocorreu a 2ª Reunião do Conselho de Associados da Abase, na sede do Sebrae/BA em Salvador, com a presença dos dirigentes dos 27 SEBRAEs do Brasil. Sob coordenação do presidente da Abase, Anacleto Ortigara, e do vice-presidente, Vinicius Lages, a reunião abordou temas estratégicos para a gestão nos Estados e no Distrito Federal, impactando diretamente no fortalecimento do atendimento aos pequenos negócios em todo o país.
O diretor-superintendente do Sebrae/BA, Jorge Khoury, e o presidente do CDE, Humberto Miranda, deram as boas-vindas aos dirigentes, destacando a importância da integração para avançar na pauta. Anacleto Ortigara enfatizou a necessidade do alinhamento das diretrizes do Plano Anual 2025 do Sistema Sebrae com os dirigentes, considerando a relevância desse planejamento para os pequenos negócios.
O presidente da Abase, Anacleto Ortigara, considerou o debate sobre as diretrizes muito benéfico, definindo o direcionamento dos investimentos do Sistema Sebrae e sua atuação em todo o território nacional. Vinicius Lages ressaltou a importância dos temas discutidos para os Sebraes locais e a busca por resultados estratégicos no presente e no futuro.
Na parte da tarde, foram apresentados relatórios e discutidas ações para melhorar a governança e a integração entre o Sebrae Nacional e os SEBRAEs dos estados. Também foram abordados os Polos de Referência do Sebrae em diferentes áreas, visando sua integração ao Sistema.
A reunião também contou com uma palestra sobre o poder do aprendizado contínuo e uma apresentação dos resultados do Programa de Desenvolvimento de Liderança SKE, que tem beneficiado os dirigentes dos SEBRAEs do Brasil em parceria com a Universidade Corporativa do Sebrae.