No Brasil, os empresários seniores – aqueles com 60 anos ou mais – têm renda 41% maior do que os empreendedores jovens. Segundo pesquisa do Sebrae baseada na Pnad Contínua do IBGE, os empresários seniores têm uma renda média de R$ 3.347, valor aproximadamente 4,3% maior do que a média total de donos de negócios no país (R$ 3.209).
Atualmente, existem mais de 4 milhões de donos de negócios seniores, representando 13,5% do total de donos de negócios no Brasil (29,8 milhões). Dos demais, 69,4% são adultos e 16,5% jovens. Houve um aumento de 42% na quantidade de empreendedores com 60 anos ou mais no período analisado.
A taxa de empreendedorismo entre os adultos é quase o dobro da taxa entre os idosos, mesmo que 19,4% da população em idade para trabalhar seja sênior. O estudo ressalta que é necessário criar condições para que os idosos possam empreender e gerar renda de forma prospera e sustentável.
“Sabemos que o brasileiro está vivendo mais e que, mesmo aposentado, acaba retornando ao mercado de trabalho, seja por oportunidade ou necessidade. É preciso criar condições para que esta pessoa não exerça no empreendedorismo uma chance de gerar renda e prosperar.” – André Spínola, gerente de Estratégia e Transformação do Sebrae Nacional
Além disso, quase 90% dos donos de negócios seniores estão ativos na atividade há 2 anos ou mais. Dados do Monitor Global de Empreendedorismo mostram que os empreendedores sêniores são responsáveis por quase 18% dos negócios estabelecidos no mercado brasileiro.
O perfil do empreendedor sênior, segundo o levantamento do Sebrae, é majoritariamente formado por homens (71,3%) e brancos. A maioria está concentrada nas regiões Sudeste e Nordeste, embora o Norte tenha a maior taxa de empreendedorismo nesse grupo.
85% dos idosos donos de pequenos negócios empreendem por conta própria, sendo que a maioria está nos setores de Serviços e Comércio.