O Sebrae/RR, em parceria com a Associação de Produtores de Banana da Baliza (ASPROBAN), realizou nos dias 29 e 30 de agosto as capacitações “Sistema de Produção de Bananeiras e suas alternativas” e “A Importância do Manejo de Adubação na Agricultura Convencional” por meio do Projeto Sebrae de Fruticultura. O evento ocorreu em São João da Baliza, na Sede da ASPROBAN.
O Projeto de Fruticultura, de caráter abrangente e inovador, tem como objetivo fortalecer o setor agrícola do país, promovendo o desenvolvimento sustentável por meio da adoção de práticas agrícolas eficientes, tecnologias avançadas e gestão estratégica.
As capacitações técnicas proporcionadas pelo Sebrae/RR oferecem aos empresários rurais a oportunidade de expandir seus conhecimentos na área, bem como utilizar o controle convencional como ferramenta para o manejo da bananeira, contribuindo para a produção de alimentos seguros com menor impacto ambiental.
Coordenadas pela Unidade de Competitividade Agroambiental (UAGRO) do Sebrae/RR e ministradas pelo engenheiro agrônomo Geremias Gomes, as capacitações contaram com a presença de produtores rurais de São João da Baliza, Caroebe e empresários da região Sul.
Os participantes discutiram temas como a importância da cultura da bananeira na economia, conceitos de pragas e métodos de controle, além de realizar visitas ao campo para observar diferentes sistemas de manejo, identificar pragas e inimigos naturais, e demonstrar técnicas de aplicação de agentes de controle biológico.
O foco das capacitações era promover a diversificação produtiva, estimular a criação de cadeias de valores integrados e gerar oportunidades de negócios. A Unidade de Competitividade Agroambiental do Sebrae/RR, por meio do Projeto de Fruticultura, oferece um ambiente propício para o compartilhamento de conhecimentos, troca de experiências e estabelecimento de parcerias, contribuindo para o crescimento e competitividade do agronegócio brasileiro.