Após mais de dois meses na Estação Espacial Internacional (ISS), os astronautas da Nasa Suni Williams e Butch Wilmore estão realizando estudos sobre os sistemas de voo da nave espacial Starliner, da Boeing. Eles também estão coletando dados de desempenho para certificação do sistema e auxiliando nos preparativos para atividades espaciais. Confira as pesquisas realizadas pelos astronautas durante seu tempo extra na ISS.
Gestão da água das plantas
Os cientistas da Nasa estão testando técnicas para hidratar plantações no espaço, essenciais para missões na órbita terrestre, na Lua e em futuras viagens a Marte. Utilizando propriedades físicas dos fluidos, Suni e Butch estão estudando a tensão superficial, umedecimento e geometria do sistema para observar as plantas sem influência da gravidade.
Sistema de produção de vegetais
A horta da ISS produz alimentos frescos e até flores para o bem-estar dos tripulantes. Butch Wilmore instalou um medidor de luz para ajustar a luminosidade da plantação espacial.
Comunicação com estudantes
Suni Williams utilizou a Rádio Ham para conversar com alunos da Indonésia sobre pesquisas na ISS, buscando inspirar jovens nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, transmitindo conhecimentos sobre tecnologia espacial e comunicação.
Astrobee
O projeto Astrobee envolve robôs que realizam testes em microgravidade e tarefas rotineiras na ISS. Williams está praticando manobras de atração com os robôs para observar seu desempenho.
Fotógrafos espaciais
Em seu tempo livre, os astronautas tiram fotos da Terra da “janela para o mundo” na ISS. As imagens auxiliam os cientistas a compreender melhor os dados terrestres e servem como lazer para a tripulação, registrando desde auroras até o nascer e pôr do Sol orbitais.