O condomínio residencial Jardins Mangueiral, localizado a menos de 20 quilômetros da Esplanada dos Ministérios em Brasília, é objeto de estudo do economista Carlos Vieira para responder a pergunta: “Projetos de Parceria Público-Privada (PPP) podem ser alternativas viáveis para a mitigação do déficit habitacional no Brasil?”. Segundo levantamento da Fundação João Pinheiro em 2023, o país tem uma carência de 6,2 milhões de moradias.
Vieira, presidente da Caixa Econômica Federal, lançará seu livro “Parceria Pública Privada (PPP) – Alternativa para o Crescimento do Crédito Imobiliário no Brasil” no IDP da Asa Sul, em Brasília, nesta terça-feira (13), às 19h30. O condomínio Jardins Mangueiral, primeira PPP habitacional do Brasil, foi resultado de uma parceria entre o governo do DF, que cedeu o terreno, e seis empresas privadas que construíram as 8 mil unidades habitacionais.
Segundo Vieira, a PPP do Jardins Mangueiral foi rentável para o parceiro privado e aliviou o orçamento público. A experiência bem-sucedida do empreendimento pode ser replicada em outras cidades, mobilizando o capital privado e contribuindo na redução do déficit habitacional.