Dados compilados pelo Sebrae indicam que as micro, pequenas e médias empresas são predominantes no setor da moda no Brasil, representando 97,5% dos cerca de 1,9 milhão de CNPJs ativos no país. Segundo a Abit, o faturamento dessa cadeia produtiva foi de aproximadamente R$193,2 bilhões em 2022, realçando a importância da indústria têxtil e de confecção para os pequenos e médios negócios.
A indústria da moda, dentro do setor de transformação, é um importante gerador de empregos, ficando apenas atrás do segmento de suprimento. Em 2022, o número de empregados com vínculo ativo totalizou 52,79 milhões, sendo que 84,1% deles foram absorvidos por microempresas (36,5%), empresas de pequeno porte (32,9%) e médias empresas (14,7%).
O Sebrae será um dos expositores da Febratex, considerada a maior feira das Américas para a indústria têxtil, que acontecerá em Blumenau (SC), de 20 a 23 de agosto. O evento reunirá expositores de diversos países, apresentando inovações tecnológicas, de processos e em materiais, proporcionando um ambiente propício para atualizações, networking e novos negócios.
Devido à magnitude da feira, o Sebrae Nacional realizará uma curadoria dos expositores e tecnologias, além de conveniar visitas guiadas com consultores especializados, facilitando assim a criação de rede de contatos e oportunidades de negócio entre os empresários participantes.
O espaço do Sebrae na feira terá um enfoque específico em ESG (Ambiental, Social e Governança), divulgando também o programa Brasil Mais Produtivo, uma iniciativa em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), que visa melhorar a gestão e a produtividade das empresas.
A Febratex é realizada a cada dois anos em Blumenau (SC) e se destaca como o principal evento dos segmentos têxteis do Brasil. Neste ano, a feira ocorrerá de 20 a 23 de agosto no Parque Vila Germânica, das 14h às 21h. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de agosto no site oficial do evento.