Por: Lucas Eurico Simões
O mercado de publicidade no Brasil chegou a movimentar em torno de R$ 21,2 bilhões em 2022, , segundo o estudo Cenp-Meios, produzido pelo Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão). O marketing tem custos elevados, mas o uso da tecnologia tem melhorado a performance.
Esse é um retrato resumido do mercado publicitário brasileiro. Ou ao menos do velho mercado de propaganda e marketing. Isso porque um empresário resolveu inovar e mudar a forma como se investe nesse setor.
Trata-se de Marcelo Calone, fundador do Grupo Calone, um dos grupos de gestores que mais crescem em todo o País. No mercado desde 2001, a empresa se destaca por utilizar tecnologia em seus processos de distribuição de orçamento para campanhas publicitárias.
Na prática, a otimização do serviço ocorre por meio do software DBIPro, de uso exclusivo da empresa. Com base em dados do mercado, a solução gera relatórios que indicam as melhores alternativas de contratação de atores, equipes de produção e canais de veiculação de campanhas publicitárias, o que ajuda a reduzir os custos de investimento nesse setor.
“Fui muito feliz quando decidi investir na ferramenta, pois ela trouxe ótimos resultados para o mercado”, diz Marcelo Calone. “Conseguimos esquivar de precificações ilusórias e inserções de mídia que mais atrapalham do que geram negócios eficientes”, acrescenta.