Os estudos da Faculdade de Oceanografia da Uerj indicam que o litoral norte do Brasil possui grande potencial para a geração de energia limpa e renovável por meio das marés. Pesquisas realizadas identificaram alturas de maré favoráveis em áreas específicas dos estados do Amapá, Pará e Maranhão. O estudo, publicado em novembro de 2023 na revista científica “Energia Renovável”, avaliou a eficiência de 16 barragens hipotéticas ao longo do litoral equatorial brasileiro, buscando produzir energia com baixo custo de construção.
A energia maremotriz é gerada a partir do movimento das águas do mar, que é transformado em eletricidade por meio de barragens e turbinas subaquáticas. Esse sistema aproveita as variações do nível do mar para gerar energia de forma limpa e natural, sem causar impactos ao meio ambiente. A geração de energia maremotriz é considerada uma alternativa sustentável e renovável em comparação com fontes não renováveis.
A instalação de usinas maremotrizes apresenta desafios, como a necessidade de avaliar os impactos nos ecossistemas marinhos e a escolha das tecnologias mais adequadas. Atualmente, o Brasil conta com um projeto de usina-teste na Barragem de Bacanga, no Maranhão, que aguarda investimentos para sua implementação efetiva. A pesquisa destaca a importância de investir em fontes de energia limpa e sustentável para alcançar uma autossuficiência energética com menor impacto no meio ambiente.