A inteligência artificial e a ciência de dados estão intimamente relacionadas. Utilizar a capacidade computacional para armazenar grandes volumes de dados, categorizá-los de forma útil e inteligente, apresentá-los de maneira compreensível e extrair insights é fundamental para empresas de diversos setores. Ferramentas de IA generativa, como o ChatGPT, podem simplificar esse processo.
Neste vídeo de “IA: modo de usar”, o consultor em inteligência artificial Pedro Burgos explica como essa famosa ferramenta da OpenAI pode auxiliar no processamento, visualização e análise de dados, aumentando a produtividade do cientista de dados e facilitando a vida de outros profissionais que enfrentam dificuldades com planilhas extensas.
LEIA MAIS: Inteligência artificial para escrever melhor? Conheça o NotebookLM, do Google
Burgos afirma que “toda profissão terá um componente de ciência de dados”. A habilidade de fazer as perguntas corretas é mais importante do que dominar truques de softwares como Excel ou PowerBI.
O consultor destaca que as ferramentas de IA podem democratizar o conhecimento ao simplificar processos complexos, liberando tempo e energia para focar no essencial. Em vez de aprender fórmulas e truques em softwares complicados, basta interagir de forma natural com o ChatGPT.