O especialista em tecnologia Arthur Igreja analisou os possíveis impactos da suspensão da plataforma X (antigo Twitter) no Brasil, após o embate entre o bilionário Elon Musk e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Segundo Igreja, caso a ordem judicial seja cumprida, os provedores de internet serão notificados para bloquear o acesso ao endereço IP do X. Ele explicou que as pessoas perderão gradualmente o acesso no Brasil, podendo levar horas ou até dias para afetar todos os usuários.
A suspensão do X terá um impacto significativo para empresas e produtores de conteúdo que dependem da plataforma, já que muitas pessoas a utilizam como principal meio de negócio. Quanto às alternativas, os usuários podem recorrer a VPNs para acessar o X por servidores em outros países, porém, isso não resolverá a queda de alcance para quem produz conteúdo na plataforma.
Arthur Igreja destacou a situação inédita e o possível estudo de caso que isso pode gerar para avaliar se outras redes sociais conseguirão substituir o X no Brasil. Ele também chamou atenção para o papel da Starlink, empresa de internet via satélite de Elon Musk, questionando se cumprirá as mesmas determinações. Por fim, ressaltou que tanto Alexandre de Moraes quanto Elon Musk parecem ter atingido seus objetivos nesse debate.