O Sebrae no Pará está orientando empreendedores de todo o estado pela trilha do mercado internacional. Na última terça-feira (6), os pequenos negócios da Região do Xingu participaram da Oficina Internacionalização de Negócios no Pará, realizada em Altamira, como parte do Programa Trilhando o Caminho da Exportação Sustentável.
Além do workshop, os empreendedores também receberam consultoria individualizada com o analista da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae/PA, Roberto Bellucci. O objetivo é preparar os pequenos negócios da região do Xingu para exportar e negociar no exterior.
As consultorias individuais serão realizadas com diagnósticos para identificar necessidades e níveis de maturidade. Serão oferecidas consultorias sobre registro de marcas e patentes internacionais, embalagem para mercado exterior e material promocional bilíngue.
Entre os temas abordados estão formas de acesso ao mercado internacional, canais de exportação, mercado regulador e oportunidades internacionais, especialmente após a exposição do Pará na COP 30.
Um dos empreendedores beneficiados, José Carlos de Sousa, da Cooperativa de Produtos Orgânicos do Xingu (Coopoxi), ressaltou a importância das orientações para compreender o comércio internacional. “A gente tem um produto, sabe fazer o produto, mas falta adequar muitas coisas para poder fazer a exportação. Então, foi um dia muito proveitoso porque a gente tinha noção do que era e os consultores explicaram de maneira clara”.