A força do empreendedorismo feminino, a adaptação de saberes e ofícios em negócios de impacto, a tradição do queijo artesanal de Minas Gerais e a tecnologia a favor dos negócios foram os temas abordados pelos vencedores da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo. O anúncio dos vencedores ocorreu na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte, nesta sexta-feira (23/8).
A série “Empreendedorismo Ancestral” do jornal O Tempo ganhou o primeiro lugar nas categorias de Texto e Fotojornalismo. As reportagens apresentam empreendedores mineiros que perpetuam e reinventam ofícios e saberes, criando negócios rentáveis e de impacto social. O trabalho destaca ainda a importância das políticas públicas no apoio a esses empreendimentos.
O trabalho vencedor da categoria Jornalismo em Vídeo foi “Entre Serras e Queijos” da EPTV Sul de Minas, que aborda a produção de queijo artesanal em Minas Gerais. Na categoria Jornalismo em Áudio, o podcast da Rádio BandNews FM sobre a automação no mercado de trabalho foi o vencedor.
Na categoria Jornalismo Universitário, o destaque foi para a matéria “Dona de Mim: fundo apoia o empreendedorismo feminino em MG” da PUC Minas. A contribuição dos jornalistas para o fortalecimento da cultura empreendedora foi destacada pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas.
A premiação distribuiu R$ 98 mil em dinheiro para os vencedores, com troféus e valores em dinheiro para os primeiros colocados em cada categoria. Os vencedores da etapa estadual concorrerão na fase regional e, posteriormente, na final nacional do Prêmio Sebrae de Jornalismo.