O Brasil registrou um recorde de exportações nos primeiros sete meses deste ano. De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex/MDIC), as vendas para o exterior atingiram US$ 30,9 bilhões em julho, alcançando um total de US$ 198,2 bilhões no período de janeiro a julho. Em comparação com 2023, houve um aumento de 9,3% nas exportações mensais e de 2,4% no acumulado.
As exportações para a União Europeia, China e Estados Unidos tiveram destaque, com crescimentos de 20%, 16,3% e 15,3%, respectivamente. O governo brasileiro e o Sebrae estão trabalhando juntos para expandir a presença das pequenas empresas no comércio exterior, promovendo a abertura de novos mercados.
Para apoiar a competitividade das empresas no mercado externo, o Sebrae realiza diversas ações, como o programa Sebraetec e o Programa Brasil Mais Produtivo. No primeiro semestre, o Sebrae acompanhou cerca de 26 mil empresas por meio do Programa Brasil Mais Produtivo, oferecendo consultorias e orientações para aumento da produtividade e transformação digital.