As cooperativas de crédito apresentaram um aumento considerável em 2023, superando a média do Sistema Financeiro Nacional (SFN), de acordo com dados divulgados pelo Banco Central (BC). As informações são parte da análise anual do setor, publicada no Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC).
O levantamento revela que 57% dos municípios brasileiros já possuem pelo menos uma unidade de atendimento de cooperativas de crédito. O total de cooperados é de 17,3 milhões, entre pessoas físicas e jurídicas.
Destaca-se que uma cooperativa de crédito é uma “instituição financeira formada pela associação de pessoas para prestar serviços financeiros exclusivamente aos seus associados”, conforme definido pelo BC. Em relação ao ano anterior, houve um aumento de 97 municípios atendidos pelo cooperativismo de crédito em 2023.
Por outro lado, 32 municípios deixaram de contar com agências e postos bancários durante o ano, resultando em um aumento de municípios onde a cooperativa de crédito é a única opção presencial para obter produtos e serviços financeiros.
Os dados de dezembro de 2023 indicam que as cooperativas alcançaram R$ 731 bilhões em ativos, após um crescimento de 23,9% ao longo do ano, com captações totalizando R$ 582 bilhões.