O Banco Central expressou preocupação com o descumprimento de normas por instituições de pagamentos, especialmente as mais recentes, o que pode resultar em sanções. A mensagem foi transmitida por José Reynaldo de Almeida Furlani, chefe-adjunto do departamento da autarquia responsável pela supervisão dessas entidades, durante um evento na sexta-feira.
Furlani destacou a imaturidade, por parte de algumas instituições, em relação à regulamentação, ressaltando a necessidade de resolver essas questões rapidamente para evitar intervenções do BC. Entre as principais preocupações estão o não cumprimento do patrimônio de referência mínimo e a ausência de salvaguardas adequadas.
O Departamento de Supervisão de Cooperativas e de Instituições Não Bancárias do BC supervisiona 1,4 mil instituições, com foco em solvência, liquidez e riscos. As instituições de pagamento oferecem serviços como pagamentos e transferências, mas não podem realizar empréstimos. Furlani enfatizou que a regulação rigorosa do BC garante a solidez do sistema financeiro brasileiro frente a crises internacionais, possibilitando o crescimento econômico do país.