Na noite de segunda-feira (19), uma Superlua azul brilhante deu lugar a uma ocultação lunar no céu noturno desta terça-feira (20).
A conjunção entre Lua e Saturno resultará em uma ocultação lunar completa do planeta para os estados do Norte, parte do Nordeste e Centro-Oeste, e uma ocultação lunar parcial para o restante do Brasil.
Esses eventos celestes ocorrem quando corpos celestes aparecem próximos no céu, embora estejam separados por grandes distâncias no espaço.
Uma ocultação lunar acontece quando a Lua passa na frente de outros corpos celestes durante seu trajeto noturno. É possível observar o desaparecimento e reaparecimento de um corpo celeste atrás da Lua.
O processo é semelhante a um eclipse, com a Lua movendo-se na frente de estrelas, planetas ou outros astros, escondendo-os temporariamente até que reapareçam do outro lado.
A observação da ocultação lunar é viável quando o corpo celeste ocultado é suficientemente brilhante, como será o caso de Saturno nesta terça-feira.
Como observar a ocultação lunar de hoje
A conjunção entre Lua e Saturno será visível no início da noite, a leste, perto da constelação de Aquário.
Enquanto a maioria do Brasil poderá ver uma ocultação lunar parcial, onde o planeta será ocultado pela extremidade da Lua, a região Norte, parte do Nordeste e Centro-Oeste testemunhará uma ocultação completa, com Saturno desaparecendo e reaparecendo atrás da Lua.
Confira aqui aplicativos de astronomia para auxiliar na localização e acompanhamento das observações.